Seu Design É Inclusivo?

A primeira escola de design do mundo tinha como uma de suas principais características o desejo que o design fosse acessível e democrático, mas ainda assim as ações sobre acessibilidade na área engatinham. Precisamos falar sobre design inclusivo!

Já parou pra pensar no papel do design em ações de inclusão e acessibilidade?

No início de 2020 eu fiz parte de um projeto de construção de uma plataforma de ensino que, muito além de estético, o design deveria trabalhar a inclusão e acessibilidade. Fizemos reuniões com pessoas daltônicas e trans para entender como trabalhar uma linguagem visual que fosse acessível e agregadora.

A partir daí um portal se abriu na minha mente e resolvi buscar mais informações sobre inclusão. À medida em que eu estudava percebia o quanto essa discussão simplesmente não existia no meio do design e principalmente do design gráfico. Isso só confirmou em mim o quanto precisamos falar sobre acessibilidade afinal, esse sempre foi o objetivo do design.

A Bauhaus, primeira escola de design do mundo, tinha como uma de suas principais características o desejo que o design fosse acessível e democrático.

Para as pessoas sem deficiência a tecnologia torna as coisas mais fáceis. Para as pessoas com deficiência, a tecnologia torna as coisas possíveis.

Mary Pat Radabaugh, ex-diretora do Centro Nacional de Apoio para Pessoas com Deficiência da IBM

No censo do IBGE de 2010, 46 milhões de brasileiros (cerca de 24% da população) declarou ter algum tipo de deficiência ou habilidades comprometidas (enxergar, ouvir, caminhar). Mesmo assim as ações sobre acessibilidade engatinham.

Acredito que o primeiro passo para mudar a ação é mudar o pensamento. Pensando nisso convidei dois especialistas, o Marcelo Sales que é UX designer focado em acessibilidade e inclusão e a Talita Pagani que é consultora de acessibilidade, cientista e pesquisadora para gravarem um mini curso comigo sobre o tema.

Esse mini curso (que também chamo de módulo) é composto por 5 aulas:

  • Aula 1: Precisamos falar sobre acessibilidade
  • Aula 2: Agregar ao invés de excluir
  • Aula 3: Acessibilidade gera resultado!
  • Aula 4: Por onde começar
  • Aula 5: Ações práticas

O módulo Design Inclusivo faz parte do Leiautar, meu curso de imersão em design.
São quase 3 horas de conteúdo e está disponível de forma inteiramente gratuita para TODOS!

Como ainda sou uma simples aprendiz no assunto, meu papel foi o de mediadora e aprendiz.

Para acessar o módulo Design Inclusivo é só clicar Aqui.

Esse é um conteúdo 100% GRATUITO que estou disponibilizando para a comunidade, portanto conto com você para compartilhar essas aulas nas redes sociais, nos grupos, seja onde for para que a gente forme um círculo virtuoso de conhecimento e dissemine essa ideia.

Espero que esse conteúdo acenda uma luzinha por aí assim como acendeu em mim para que o diálogo sobre inclusão e acessibilidade seja cada vez mais presente afinal, o design vai muito além da estética, ele é uma ferramenta poderosa que pode contribuir para que todas as pessoas se sintam respeitadas e incluídas na sociedade.

Bom aprendizado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *